Conecte-se conosco

Notícias

Executivos indicam 18 livros para quem deseja empreender

Convidamos C-levels de empresas para recomendar títulos que podem ajudar nos desafios de ter o próprio negócio

Avatar photo

Publicado

on

Executivos indicam 18 livros para quem deseja empreender / Foto: Sincerely Media / Unsplash
Foto: Sincerely Media / Unsplash

Empreender requer a construção de uma mentalidade voltada para solucionar problemas a partir de novas ideias. Uma das melhores formas de construir repertório é a partir de boas leituras, que podem ser uma excelente fonte de inspiração para formação de lideranças sólidas.

Seja para enfrentar os desafios e tomar decisões estratégicas, desenvolver visão de longo prazo ou criar habilidades interpessoais afinadas, o mergulho em bons livros são um caminho para criar novas perspectivas e aprender lições valiosas.

Dentro disso, fundadores e executivos C-Level indicam uma leitura que os tenha ajudado a desenvolver uma mentalidade capaz de lidar com as adversidades para empreender e liderar empresas. Confira!

1. As 3 leis do desempenho, de  Steve Zaffron e Dave Logan

Francisco Ferreira, CTO/CPO da Open Co, maior fintech de crédito sem garantia do Brasil, recomenda a leitura de “As 3 leis do desempenho: Reescrevendo o futuro de seu negócio e de sua vida”, de  Steve Zaffron e Dave Logan. “É interessante como os autores apresentam a ideia de que o desempenho no trabalho está interligado ao que cada um vivencia e consegue enxergar no dia a dia de uma empresa. No entanto, eles explicam que a visão de cada indivíduo é apenas um pedaço do todo. Eles também falam muito sobre o impacto do ‘não dito’, destacando que quando algo fica oculto, pode reverberar de forma negativa, comprometendo a performance”, analisa.

2. Psicologia Financeira, de Morgan Housel

Phillip Trauer, Managing Director da Wayra Brasil e Vivo Ventures recomenda a leitura de A Psicologia Financeira, de Morgan Housel. “Esta obra é uma leitura essencial para quem deseja empreender, justamente porque vai além dos números. Em vez de focar apenas em gráficos e balanços, o autor explora como nossas emoções, decisões e comportamentos influenciam diretamente os resultados financeiros ao longo do tempo. Empreender exige mais do que planejamento: exige disciplina, visão de longo prazo e, acima de tudo, resiliência diante da incerteza. O livro entrega essas lições com clareza, sensibilidade e profundidade. É um lembrete valioso de que são nossas atitudes que constroem riqueza, significado e um legado duradouro”, afirma o executivo.

Publicidade

3. Hit Makers, do Derek Thompson:

Rogerio Melfi, cofundador e CPO do PilotIn, fintech que ajuda os brasileiros a se tornarem pilotos das suas vidas financeiras, recomenda a leitura de “Hit Makers”, do Derek Thompson. “No PilotIn, temos um hábito: toda sexta-feira compartilhar com o time uma recomendação de livro com um pequeno resumo. Só neste ano já foram 14 indicações de temas que vão de inovação a comportamento, sempre com foco em inspirar novas ideias e provocar boas conversas. Hit Makers é uma das obras que mais gosto. Indico especialmente para empreendedores porque o livro discorre sobre o que faz algo se tornar popular. O autor mostra como a familiaridade e a novidade se combinam para criar impacto, o que tem tudo a ver com criar o que realmente engaje as pessoas e que tenha um propósito por trás”, completa.

4. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey

André Cruz, CEO e cofundador da Digital Manager Guru, plataforma completa de checkout e gestão de vendas online, recomenda o livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. Segundo ele, “é um clássico que todo empreendedor deveria ter em sua estante. Oferece princípios atemporais sobre liderança, gestão do tempo e desenvolvimento pessoal, que são fundamentais para o sucesso em qualquer negócio. Aborda temas como priorização, ensinando a identificar o que é realmente importante e a focar seus esforços nessas áreas; relacionamentos, enfatizando a importância de construir relacionamentos sólidos e duradouros, tanto com clientes quanto com parceiros; e proatividade, incentivando a agir de forma proativa e a assumir responsabilidade pelos resultados. É uma base para qualquer empreendedor que busca alcançar o sucesso a longo prazo, e ao desenvolver hábitos eficazes e construir relacionamentos sólidos, você estará mais bem preparado para enfrentar os desafios do mundo dos negócios e alcançar seus objetivos”.

5. 21 Lições para o Século 21, de Yuval Harari

Para Ana Julia Kiss, CEO e fundadora da Humora, startup que combina produtos à base de cannabis e fitoterápicos para bem-estar, o livro “21 lições para o século 21” é uma leitura essencial para preparar o empreendedor para um mundo em transformação, onde precisamos entender o impacto da tecnologia, das redes sociais e das influências políticas e culturais. “Ele oferece uma reflexão ampla e essencial sobre os desafios únicos deste século, um período marcado por questionamentos sobre ancestralidade e futuro. O livro é tão impactante que comprei 21 cópias – sete em espanhol, sete em inglês e sete em português – para presentear mentores e pessoas que têm grande importância na minha vida. O autor aborda temas fundamentais, como a ascensão da extrema-direita, saúde mental, o impacto das mídias sociais e das telas em nossas vidas – todos cruciais para quem quer se adaptar e prosperar em meio às mudanças. E, sem dar muitos spoilers, preciso destacar a última lição como a mais impactante: ela me levou a repensar profundamente minha integridade como ser humano, meu compromisso com meus valores e meu propósito, sem ser influenciada por pressões externas” compartilha a executiva.

6. Líderes que Curam, de Antonella Satyro

Fabiana Ramos, CEO da PinePR, agência de PR especializada no atendimento a scale-ups, empresas inovadoras e grandes players de tecnologia, indica o livro “Líderes que Curam”. Para ela, a obra oferece uma visão sobre a liderança do futuro, que valoriza a vulnerabilidade e empatia como elementos essenciais para o engajamento autêntico e eficaz de equipes. “Me identifiquei com o capítulo sobre Liderança Servidora, que está associado a resultados positivos, como maior satisfação no trabalho, comprometimento dos colaboradores e desenvolvimento de novos líderes. E me marcou muito a definição das principais características dos líderes servidores: empatia, humildade, altruísmo, o foco em desenvolver pessoas, e a construção de comunidade”, destaca Fabiana.

7. Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World, de Marco Iansiti e Karim R. Lakhani

Já André Abreu, CEO e cofundador da BossaBox, startup que aloca e gere profissionais de tecnologia para empresas e scale ups, indica a obra “Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World”, dos autores Marco Iansiti, Karim R. Lakhani. Segundo ele, principalmente para os empreendedores da área de inovação e tecnologia, esse é um conteúdo que entrega valor. “No contexto atual, os autores demonstram como a reestruturação empresarial em torno de dados, análises e IA elimina as barreiras tradicionais de escala, alcance e aprendizado que restringiram o crescimento dos negócios por centenas de anos. Os casos reais citados ilustram a forma que esses processos alcançam escalabilidade muito superior aos métodos tradicionais, permitindo uma ampliação significativa do escopo, enquanto criam oportunidades valiosas de aprendizado e resultados cada vez mais precisos”, enaltece.

Publicidade

8. Mulheres que Correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés

Eduarda Gouvêa, vice-presidente do Conselho Deliberativo da Droom Investimentos — ecossistema de aplicações financeiras em ativos judiciais —, indica “Mulheres que Correm com os Lobos”, da psicanalista Clarissa Pinkola Estés. Lançada em 1995, a obra faz parte da categoria long-seller, destinada a clássicos que continuam fazendo sucesso décadas após seu lançamento. “Poderia escrever páginas sobre o impacto deste livro na minha vida. A autora utiliza mitos e contos para explorar, de forma sensível e poderosa, o arquétipo da Mulher Selvagem. A narrativa incentiva mulheres à liberdade e à autenticidade, encorajando líderes femininas a confiarem em seus instintos e abraçarem sua própria força. É uma obra que promove uma jornada de autoconhecimento e de muitas reflexões”, avalia.

9. Apaixone-se pelo problema, e não pela solução, de Uri Levine

André Pimenta, CEO da Motz, transportadora digital que conecta cargas e destinos facilitando a jornada da cadeia logística, indica a leitura do livro “Apaixone-se pelo problema, e não pela solução”, de Uri Levine, cofundador do Waze. “Levine traz insights muito interessantes sobre como encarar os desafios. Gosto muito do pensamento do autor que reforça sobre o investimento do tempo em compreender profundamente o problema antes de corrermos para encontrar uma solução. Ele diz que ao entender o núcleo da questão e olhar efetivamente para as dores, a solução vai surgir de uma forma mais fácil. Normalmente, quando algum desafio aparece, temos a tendência de já querer resolver logo, e Levine traz essa reflexão de enxergarmos no problema também uma oportunidade. Eventualmente, é graças a ele que surge uma ideia boa que pode até mesmo otimizar alguma questão do negócio”, completa.

10.  A Lógica do Consumo, de Martin Lindstrom

André Seibel, CEO do Circuito de Compras – Feira da Madrugada, o maior shopping popular da América Latina, apresenta a obra de Martin Lindstrom essencial para quem deseja empreender em 2025, com foco na construção de negócios e gestão de lojas. A recomendação “A Lógica do Consumo” explora como os elementos psicológicos e emocionais influenciam as decisões de compra. Com base em estudos de neuromarketing, o autor revela as estratégias utilizadas pelas marcas para criar desejo e fidelidade dos consumidores.

11. O jeito Disney de Encantar Clientes, Theodore Kinni

Felipe Gomes, diretor de marketing da Cartpanda, plataforma especializada em e-commerce, apresenta a obra que aborda a importância do e-commerce para o crescimento das empresas, junto a uma jornada de cliente eficiente: “O Jeito Disney de Encantar Clientes”, de Theodore Kinni, é um guia prático que explora os bastidores de um dos maiores exemplos de excelência no atendimento ao cliente, oferecendo insights valiosos para quem deseja criar uma jornada do cliente inesquecível. Mostra como a companhia se tornou uma referência global em experiência do cliente, oferecendo insights valiosos para empresas que desejam aplicar esses princípios em seus próprios negócios.

12. Da ideia ao bilhão: Estratégias, conflitos e aprendizados das primeiras startups unicórnio do Brasil, Daniel Bergamasco

Carolina Fernandes, CEO da Cubo Comunicação, recomenda a leitura de “Da ideia ao bilhão: Estratégias, conflitos e aprendizados das primeiras startups unicórnio do Brasil”, do jornalista Daniel Bergamasco. “É um livro que não é recente, mas gostei muito. Na época, estávamos começando a atender startups, e a leitura foi tão inspiradora que me motivou a me tornar investidora anjo em venture capital”, conta. A obra explora os bastidores das dez primeiras startups unicórnio do Brasil, como 99, Nubank, iFood e QuintoAndar, reunindo histórias reais, aprendizados e estratégias que mostram, na prática, como grandes negócios são construídos no ecossistema brasileiro.

Publicidade

13. A Marca da Vitória: a autobiografia do criador da Nike, Philip H. Knight

Lisandra Branco, fundadora e CEO da S8 Capital, ecossistema de soluções financeiras de alto impacto, indica “A Marca da Vitória: a autobiografia do criador da Nike”, de Philip H. Knight – como sugere o título da obra, o executivo responsável pela construção da gigante do vestuário esportivo. “Esse livro é uma verdadeira aula de empreendedorismo na prática. Ao contrário do que muita gente imagina, a Nike não iniciou suas operações com uma estrutura robusta. Ela começou sem capital de giro, dependente de crédito privado, não tinha fábrica própria e superou inúmeros desafios financeiros e logísticos, a realidade de muitos empreendedores. O que fica de lição é a atitude do Philip, que buscava se desvincular de qualquer limite imposto pela sua mente. A resiliência e persistência em atravessar as incertezas, firmando parcerias estratégicas, foi seu trunfo. É uma leitura obrigatória para quem está começando ou recomeçando um projeto profissional. E, claro, para quem acredita que grandes sonhos podem nascer pequenos”, pontua

14. A regra é não ter regras: A Netflix e a cultura da reinvenção, do cofundador e CEO da Netflix, Reed Hastings

Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk, indica “A regra é não ter regras”, de Reed Hastings. Para Tenório, a leitura é essencial para quem quer entender como a cultura de inovação pode impulsionar o crescimento de uma empresa. “O livro mostra de forma prática a importância da liberdade com responsabilidade para criar times mais criativos e eficientes”, comenta. A obra explora os bastidores da Netflix e revela como a quebra de padrões tradicionais ajudou a companhia a se consolidar como referência mundial em inovação.

15. Good Services, de Lou Downe

Bruno Strassburger, Head de Pesquisa e cofundador da Neura, além de Especialista em comportamento de consumo, recomenda a leitura do ‘Good Services’, de Lou Downe. “Esse é um guia prático e acessível para quem quer desenhar ou melhorar serviços com foco real nas necessidades das pessoas. Com exemplos claros e princípios sólidos, o livro ajuda a transformar experiências confusas em jornadas simples e funcionais. Leitura essencial para designers, estrategistas e quem trabalha com construção de valor através de serviços”, reforça.

16. Os anos, de Annie Ernaux

Talita Castro, CEO do PiniOn, empresa de pesquisa de mercado especializada em dados competitivos e comportamentais, indica a leitura do livro “Os Anos”, da Annie Ernaux. “O livro é sobre a passagem do tempo e a memória coletiva, e ressoa na minha trajetória pessoal, desde minhas raízes até as conquistas que alcancei com o trabalho. A autora me faz refletir sobre as transformações sociais e culturais que moldam nosso, e me instigam a considerar como meu passado e as experiências de outras mulheres influenciam nossas decisões no presente. Este livro não é apenas uma autobiografia; é um convite à introspecção e me faz pensar sobre como histórias pessoais se entrelaçam com nossas carreiras o tempo todo, com as lutas que a gente decide lutar todos os dias”, destaca.

17. Sedução Algorítmica, de Julio de Ló

Laís Macedo, Presidente do Future Is Now, grupo de networking voltado para líderes que protagonizam a nova economia, indica a leitura do livro “Sedução Algorítmica”, do escritor brasileiro, Julio de Ló, que, segundo ela, é essencial para compreender melhor o papel da população na construção de relações reais e significativas. “Vivemos em tempos em que algoritmos definem nossas interações sociais, sugerindo contatos e conteúdos que nem sempre refletem reais interesses ou conexões profundas. Meu trabalho, há anos dedicado à construção estratégica de networking, me ensinou que as relações mais valiosas são aquelas construídas com presença genuína, atenção focada e tempo de qualidade dedicado às pessoas. Esse livro nos provoca a pensar sobre como os algoritmos, apesar de facilitarem a comunicação em larga escala, muitas vezes promovem interações abundantes, porém superficiais, que não fortalecem verdadeiramente nosso círculo de influência e colaboração. A indicação é um convite à reflexão sobre como podemos resistir à superficialidade digital e priorizar conexões humanas reais, presentes e significativas, fundamentais para construir redes estratégicas que fazem diferença tanto nos negócios quanto na vida pessoal”, completa.

Publicidade

18. Os segredos da Disney para encantar e fidelizar seus clientes, de Dan Cockerell.

Cláudia Schulz, recém nomeada CEO da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), destaca “Os segredos da Disney para encantar e fidelizar seus clientes”, de Dan Cockerell. Para ela, o livro foi crucial em sua jornada como gestora, pois a ensinou a importância de colocar as pessoas no centro do negócio e criar experiências memoráveis que transformam clientes em verdadeiros embaixadores da marca. “Assumir a liderança da Abstartups me fez revisitar esse livro com um novo olhar. Ele me lembra todos os dias que, antes de qualquer estratégia, é preciso colocar as pessoas — colaboradores, parceiros e comunidade — no centro das decisões. A Disney me ensinou que excelência e empatia andam juntas”. O livro reforça a importância de criar experiências consistentes e encantadoras, que fazem com que clientes e colaboradores se tornem defensores da marca. Uma leitura essencial para quem busca liderar com propósito e deixar uma marca duradoura.

Continue Lendo
Publicidade

Universo Contents - 2025